domingo, 23 de junho de 2013

Robô da Nasa encontra rastro de mineral que parece gesso em Marte

O robô de exploração Opportunity, da Nasa, encontrou veias de um mineral que parece ser gesso, depositado pela água em solo marciano. A análise do material irá ajudar a melhorar a compreensão da história de ambientes úmidos no planeta.
Ampliar
(O robô de exploração Opportunity, da Nasa, encontrou veias de um mineral que parece ser gesso, depositado pela água em solo marciano. Segundo a agência, esta é a prova definitiva de que houve água no planeta Leia mais Nasa/JPL-Caltech)
 
 
Segundo o pesquisador Steve Squyres, da Universidade Cornell, o rastro mostra que a água fluiu através de fraturas na rocha subterrânea.
A descoberta foi apresentada ontem na conferência da União Geofísica Americana, em São Francisco.

A veia examinada pelo Opportunity tem a largura de um polegar humano (1 a 2 centímetros) e 40 e 50 centímetros de comprimento e está localizada perto da borda da cratera Endeavour.

Os  pesquisadores usaram equipamentos no braço do robô e vários filtros da câmera panorâmica no mastro do veículo para examinar a veia. Eles detectaram a presença de cálcio e enxofre. Os dados sugerem que se trata de gesso, um sulfato de cálcio hidratado.
Observações feitas na órbita de Marte haviam detectado gesso em Marte anteriormente - um campo de dunas no norte de Marte se assemelha às dunas brilhantes de gesso do Novo México.

"A origem da areia de gesso no norte de Marte é umj mistério", disse Benton Clark, do Instituto de Ciência Espacial em Boulder, no Colorado. Com a veia encontrada agora, talvez seja possível entender como o material se forma.

O robô Opportunity está em Marte desde 2004. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
;